Cidade | Perfil sócio-econômico de Caçapava do Sul
A localização da cidade é um dos fatores importantes para o desenvolvimento, pois é servida pela BR 392, ligando a Região das Missões ao porto de Rio Grande, fazendo a ligação norte/sul, - BR 290, de Uruguaiana a Porto Alegre – leste/oeste, BR 153, ligando a BR 290 à cidade de Bagé, privilegiando Caçapava do Sul com uma entrada via Uruguai e outra via Argentina, o que torna a cidade rota obrigatória nos caminhos do Mercosul.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Caçapava do Sul (COMUDE) coordena a discussão orçamentária nos município, através de audiências públicas e, integra o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha – Corede Campanha, com mais seis municípios (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul).

A atual sede do Corede Campanha fica em Caçapava do Sul na Praça Matias Velho e está ligada ao Gabinete do Prefeito. Por meio destes conselhos, Caçapava do Sul é considerada um espaço plural e aberto de construção de parcerias sociais e econômicas, visando os interesses locais e setoriais para formar estratégias para promover o desenvolvimento do Município.

Produção em Caçapava do Sul

O formato de organização da produção caseira são as cooperativas, onde se destaca a Cooperativa de Apicultores de Caçapava do Sul - COOAPI, que iniciou em 2008 com apenas sete associados e hoje conta com várias famílias, que apresentam o cultivo do mel como principal fonte de renda. A Cooperativa está localizada às margens da BR 290, km 325, na Vila Progresso.

O cultivo de oliveiras proporciona ao município forte desenvolvimento econômico e social, agregando valores entre o cultivo e a geração de empregos e renda através do processamento e da comercialização. Propiciando, assim, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

A variedade cultivada em Caçapava do Sul é a arbequina, originária da Espanha, própria para a produção de azeite, com produtividade entre oito e 10 toneladas por hectare. A Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Caçapava do Sul – COFASUL tem como objetivo promover a união dos agricultores e pecuaristas de sua área de ação. Os produtores rurais se dedicam em sua maioria no cultivo de feijão, milho, outros cereais e atividades pecuárias, promovendo a mais ampla defesa de seus interesses econômicos e sociais. A COFASUL foi criada em 2007, e está localizada no Rincão da Salete.

O Município conta com a Cooperativa Tritícola Caçapavana – COTRISUL responsável pelo recebimento e comercialização de arroz, soja, milho e outros cereais, desenvolvendo atividades para além das fronteiras municipais, tornando-se um forte elemento aglutinador, propiciando condições especiais ao homem do campo.

A Cotrisul situa-se à Rua XV de Novembro, 895. Telefone (55) 3281 1602 Na área da agroindústria destacamos a INDULAC, que opera na coleta e distribuição do leite e seus derivados, responsável pelo surgimento de uma crescente bacia leiteira no município. Registra-se atualmente, a existência de um frigorífico em atividade o qual é responsável pelo abate e distribuição carne bovina.

A ovinocultura está entre as atividades da pecuária local e estadual. Mantém ao longo dos anos status de ser a atividade de significativa importância sócio-econômica e cultural no RS. O rebanho municipal tem crescido gradualmente em função do mercado crescente de carne ovina. Além disso, os ovinos adaptam-se perfeitamente às condições de clima e solo e de coexistência com o Bioma Pampa. A Associação Caçapavana de Produtores de Ovinos e Caprinos (ACPOC) atua na promoção e desenvolvimento da produção da marca Cordeiros da Província. De acordo com dados da Declaração do Produtor Rural de 2010, o município tinha 13.500 mil cordeiros, e a expectativa para 2011 de mais de 14 mil cordeiros nos campos do município.

Mineração – Indústrias no Município

Calcário Cruzeiro S/A: A empresa Sangali & Cia Ltda, foi fundada em 1976, pelo empresário Iduino Luiz Sangalli, seu ramo de atividade é a produção de Cal e Calcário, sua fábrica está sediada no Distrito das Caieiras no município de Caçapava do Sul, na BR 392 km 248, seu escritório localizasse na Rua Lino Azambuja nº 1172 sala 01. A maioria dos solos, mesmo com grande capacidade de produção, necessita de algumas correções, usando o calcário, neutraliza a acidez proporcionando uma alta produtividade. Email: sangali@farrapo.com.br

Dagoberto Barcellos S/A: Fundada em 1918, faz parte do Grupo DB, que compreende as empresas DB Empreendimentos e Participações S/A e Fazenda Santa Helena Ltda. A Dagoberto Barcellos S/A, está localizada na BR 392 - Km 252,5 é uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola. Seu parque industrial abriga duas fábricas com capacidade de produção de 900 mil toneladas/ano de calcário, uma moderna fábrica de cal para construção com capacidade de produção anual de 144 mil toneladas e uma fábrica de argamassa com capacidade de produção anual de 40.000 toneladas. Atualmente, a empresa detém 70% do mercado gaúcho de cal e 25% do mercado de calcário, gerando mais de 900 empregos diretos e indiretos. Site: http://www.grupodb.com.br/

FIDA - Irmãos Cioccari & Cia. Ltda
: Em 2012, Fida completa 58 anos da fundação pelos irmãos Firmino e Dary. Inicialmente atuou na indústria agrícola e há mais de 10 anos no ramo da construção civil. A FIDA é considerada uma empresa referência em tradição e inovação. No mercado da agricultura, se destaca entre os maiores produtores de calcário agrícola e, trabalha hoje em dia também com fertilizantes ricos em calcário, além de uma vasta linha de produtos destinados construção civil. Site: http://www.fida.com.br/novosite/

Inducal - Indústria de Calcários Caçapava Ltda.: Nascida em 1959 através de um projeto pioneiro no Estado, a Inducal possui duas Unidades Industriais em operação, produzindo Calcário Agrícola, Caulim, e Argila. Além da mineração e processamento, a Inducal atua nas áreas de pecuária e reflorestamento. O principal foco da Inducal são os clientes envolvidos no agro-negócio. Site: http://www.inducal.com.br/

Indústria de Calcário Vigor Ltda: Em 2012, a Vigor completa 43 anos de atividade no ramo da mineração, indústria, transporte e aplicação de Calcário Agrícola. Uma das empresas mais antigas de Caçapava do Sul, mantém até hoje seu principal objetivo, que é de produzir corretivo de solos, capaz de aumentar a fertilidade do solo, gerando renda ao produtor rural e sua família. Com unidade industrial situada em Caieiras, 1º Distrito, localizada próximo a BR 352, corredor de exportação do Rio Grande do Sul. Email: calcariovigor@farrapo.com.br

Mineração Mônego: Há mais de 30 anos no mercado da construção civil e na agricultura possui três unidades de produção Caçapava do Sul, Hulha Negra e Vila Nova do Sul, e três de distribuição em Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santa Barbara do Sul. Mineração Mônego fica localizada na BR 392, Km 247. Site: http://www.monego.com.br

Mário Razzera & Cia. Ltda.: A meta da empresa Mário Razzera & Cia Ltda é dedicar a atenção e o atendimento em Cal para o município e Estado. Atua na BR 392, s/n km 248, 1º Distrito do município - Caieiras.

Pesquisa e Produção do Conhecimento / Universidades

UNIPAMPA - Criada em 2006 para atender a demanda por uma universidade pública, gratuita e de qualidade na região da campanha e fronteira oeste do Estado, a Universidade Federal do Pampa está presente em dez cidades do interior do Rio Grande do Sul. Seu Campus Caçapava do Sul é a sede dos cursos de graduação em Geologia, Geofísica, Tecnologia em Mineração, Licenciatura em Ciências Exatas e Engenharia Sanitária e Ambiental. Localizado na Av. Pedro Anunciação (Vila Batista), o Campus Caçapava do Sul conta no primeiro semestre de 2012 com 483 alunos matriculados.

URCAMP - Caçapava do Sul integra a Universidade da Região da Campanha, agente formadora de profissionais para atuar nas diversas áreas do saber, ocupa-se em aprimorar e intensificar o Ensino, aliando-o à Pesquisa e à Extensão. Nessa busca constante em torno da qualidade total, beneficia a comunidade regional (Campanha e Fronteira Oeste).

UNINTER - O Grupo Educacional, sediado na cidade de Curitiba - PR, é formado por diversas instituições e empresas que oferecem produtos e serviços na área da educação. São cursos presenciais e a distância, de graduação, pós-graduação, material didático, entre vários outros. É um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com cerca de 140 mil alunos, espalhados por mais de 350 cidades, presente em todos os estados do Brasil, e Caçapava do sul conta com um polo de ensino.

Cidade