Notícias
Parceria de universidades e Prefeitura visa fortalecer Turismo Local


 

 

Aconteceu na terça-feira (09) o 2º Encontro do Desenvolvimento do Turismo de Caçapava do Sul, no Auditório da Universidade Federal do Pampa, promovido pela Unipampa em parceria com a UFSM, Ufpel e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), através do secretário João Timótheo Machado.


O evento, ministrado pelo geólogo da UFSM, André Borba, discutiu sobre o Potencial do Geoturismo de Caçapava do Sul e a criação de uma Associação de Desenvolvimento do Turismo do Município junto aos mais de 30 empresários, professores e simpatizantes do desenvolvimento turístico do município.

 

"Para transformar Caçapava em cidade turística, é preciso que a comunidade valorize e se aproprie de sua geodiversidade e patrimônio natural e cultural, além de que, é preciso que os empreendimentos turísticos (hotéis, agências, restaurantes, guias) hajam em parceria, um indicando o outro, que exista ainda nesta rede profissionais liberais que criem suvenirs (artesanatos) para que o visitante leve de lembrança e, por fim, que o poder público facilite a comunicação e acesso aos visitantes", disse Borba.

 

O professor, disse ainda que a UFSM, Unipampa e UFPEL estão desde 2012 com o projeto, que almeja transformar Caçapava do Sul num Geoparque.

 

"Temos quase todos os requisitos, falta fortalecer esta rede, assim, vamos projetar a cidade de forma regional, nacional e internacionalmente como um território de valorização da geodiversidade e, se conseguirmos torná-la Geoparque, ela será certificada como um pela UNESCO e faz parte de um território onde um dos principais motores de desenvolvimento é o Geoturismo", completou.

 

 

No primeiro encontro, as Universidades apresentaram as plataformas com informações turísticas que deverão ser colocadas, em parceria com a Prefeitura, em pontos estratégicos do município. Nesta reunião a Unipampa disse que está captando recursos para doar uma Preguiça Gigante (Megatério), para que seja mais um símbolo do geoturismo do município, afirmou Borba, e que deverá ser colocado na entrada da cidade.

Publicado em 11/01 12:17
Últimas notícias
 Secultur promove: “Abrace a Cascata do Salso”
 Trânsito sinaliza canteiros centrais de acordo com Código Nacional
 Assembleia Regional do Comude em Bagé
 Seagropic faz entrega de adubo orgânico para produtores rurais
 Sacs faz doações para assistidos do município
 Domingo tem 2ª etapa do Circuito de Corrida de Rua
 Escolas apresentam Projetos do Programa A União Faz A Vida
 Dr. Juarez confirma saída da Secretaria hoje (21)
 Rodadas da semana da 2ª Divisão de Salão e Veteranos
 Amanhã começam as disputas de atletismo do Jesca 2018 no Areião