Notícias
Parceria de universidades e Prefeitura visa fortalecer Turismo Local


 

 

Aconteceu na terça-feira (09) o 2º Encontro do Desenvolvimento do Turismo de Caçapava do Sul, no Auditório da Universidade Federal do Pampa, promovido pela Unipampa em parceria com a UFSM, Ufpel e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), através do secretário João Timótheo Machado.


O evento, ministrado pelo geólogo da UFSM, André Borba, discutiu sobre o Potencial do Geoturismo de Caçapava do Sul e a criação de uma Associação de Desenvolvimento do Turismo do Município junto aos mais de 30 empresários, professores e simpatizantes do desenvolvimento turístico do município.

 

"Para transformar Caçapava em cidade turística, é preciso que a comunidade valorize e se aproprie de sua geodiversidade e patrimônio natural e cultural, além de que, é preciso que os empreendimentos turísticos (hotéis, agências, restaurantes, guias) hajam em parceria, um indicando o outro, que exista ainda nesta rede profissionais liberais que criem suvenirs (artesanatos) para que o visitante leve de lembrança e, por fim, que o poder público facilite a comunicação e acesso aos visitantes", disse Borba.

 

O professor, disse ainda que a UFSM, Unipampa e UFPEL estão desde 2012 com o projeto, que almeja transformar Caçapava do Sul num Geoparque.

 

"Temos quase todos os requisitos, falta fortalecer esta rede, assim, vamos projetar a cidade de forma regional, nacional e internacionalmente como um território de valorização da geodiversidade e, se conseguirmos torná-la Geoparque, ela será certificada como um pela UNESCO e faz parte de um território onde um dos principais motores de desenvolvimento é o Geoturismo", completou.

 

 

No primeiro encontro, as Universidades apresentaram as plataformas com informações turísticas que deverão ser colocadas, em parceria com a Prefeitura, em pontos estratégicos do município. Nesta reunião a Unipampa disse que está captando recursos para doar uma Preguiça Gigante (Megatério), para que seja mais um símbolo do geoturismo do município, afirmou Borba, e que deverá ser colocado na entrada da cidade.

Publicado em 11/01 12:17
Últimas notícias
 Obras da Av. Lima e Silva em ritmo acelerado
 Prefeito trata da implementação da Guarda Municipal
 Secretaria de Saúde promove ações do Novembro Azul
 Prefeitura lança Escola em tempo integral
 Prefeito recebe Apatur e dialoga sobre turismo no Pampa
 Prefeito e equipe recebem prêmio Mérito Empresarial e Profissional
 Gabinete faz homenagem a Tio Cida e reinaugura Galeria de Ex-Prefeitos
 Mais uma rodada de futebol de campo
 Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos
 Corede e Consulta Popular são pautas de Seagropic, STR e Prefeito