Notícias
Parceria de universidades e Prefeitura visa fortalecer Turismo Local


 

 

Aconteceu na terça-feira (09) o 2º Encontro do Desenvolvimento do Turismo de Caçapava do Sul, no Auditório da Universidade Federal do Pampa, promovido pela Unipampa em parceria com a UFSM, Ufpel e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), através do secretário João Timótheo Machado.


O evento, ministrado pelo geólogo da UFSM, André Borba, discutiu sobre o Potencial do Geoturismo de Caçapava do Sul e a criação de uma Associação de Desenvolvimento do Turismo do Município junto aos mais de 30 empresários, professores e simpatizantes do desenvolvimento turístico do município.

 

"Para transformar Caçapava em cidade turística, é preciso que a comunidade valorize e se aproprie de sua geodiversidade e patrimônio natural e cultural, além de que, é preciso que os empreendimentos turísticos (hotéis, agências, restaurantes, guias) hajam em parceria, um indicando o outro, que exista ainda nesta rede profissionais liberais que criem suvenirs (artesanatos) para que o visitante leve de lembrança e, por fim, que o poder público facilite a comunicação e acesso aos visitantes", disse Borba.

 

O professor, disse ainda que a UFSM, Unipampa e UFPEL estão desde 2012 com o projeto, que almeja transformar Caçapava do Sul num Geoparque.

 

"Temos quase todos os requisitos, falta fortalecer esta rede, assim, vamos projetar a cidade de forma regional, nacional e internacionalmente como um território de valorização da geodiversidade e, se conseguirmos torná-la Geoparque, ela será certificada como um pela UNESCO e faz parte de um território onde um dos principais motores de desenvolvimento é o Geoturismo", completou.

 

 

No primeiro encontro, as Universidades apresentaram as plataformas com informações turísticas que deverão ser colocadas, em parceria com a Prefeitura, em pontos estratégicos do município. Nesta reunião a Unipampa disse que está captando recursos para doar uma Preguiça Gigante (Megatério), para que seja mais um símbolo do geoturismo do município, afirmou Borba, e que deverá ser colocado na entrada da cidade.

Publicado em 11/01 12:17
Últimas notícias
 Secretário de Educação realiza reunião com servidores da EMEI Dionéia Soares
 Prefeitura garante reajuste de mais de 11% a Servidores Públicos
 Prefeitura recebe nova ambulância da SAMU
 Prefeito recebe representantes da comunidade do Lagoão
 Carnaval de Caçapava do Sul recebe mais de 17 mil foliões
 Coletivos culturais discutem política públicas com Prefeito
 Prefeitura terá ponto facultativo no feriado de Carnaval
 Presidente da Assembleia Legislativa visita Caçapava do Sul
 Aumenta a procura pela vacinação contra Febre Amarela no município
 Segunda cota para pagamento do IPTU 2018 encerra hoje (09)