Notícias
Coordenadoria racial apresenta cronograma em reunião de Secretariado


 

O prefeito Giovani Amestoy, em reunião de governo com sua equipe de Secretariado, recebeu a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Cátia Cilene Dutra Morais (coordenadora), que apresentou as ações que serão realizadas em parceria com as pastas.


“Nós convidamos a Cátia, que irá coordenar a Compir, para apresentar o cronograma de ações e de parcerias que desenvolveremos em conjunto para oportunizar a igualdade, corrigir o passado ainda presente e diminuir qualquer espécie de preconceito”, disse o prefeito, no início da reunião.


“Não é a Cátia Cilene, professora, negra, que tá falando que há racismo. Não é o negro, da vila, do bairro, que convive diariamente com situações que nos colocam a margem. São dados, tristes estatísticas, com números de nosso município, inclusive, que demonstram que ainda vivemos, em muitos aspectos, à margem”, disse a coordenadora, apresentando dados do IBGE 2010.


De acordo com o censo, 20% dos caçapavanos se declararam negros, enquanto no Estado, 16% se declararam afrodescente e no Brasil apenas 9%. No município, 80% da população negra, que está no mercado de trabalho, ganha até um salário mínimo, enquanto o número de brancos reduz para 60%. Em relação aos estudos, 84% dos negros possuem ensino fundamental incompleto, enquanto o número de brancos também reduz para 54%. No Ensino Superior, o número é ainda mais alarmante: apenas 9% de pretos e pardos estão cursando faculdades e universidades enquanto o número de brancos é de 91%.


Dentre os projetos apresentados para que sejam desenvolvidas entre o compir e as Secretarias, Cátia Cilene falou sobre a implementação de estudo de cultura afrobrasileira nas escolas do município com a Seduc, capacitação de servidores negros (Educação, Administração e Saúde), Políticas de Saúde Negra entre fóruns, eventos ligados as outras áreas e secretarias e captação de recursos.


Participaram da reunião, além do prefeito, o vice, Luiz Guglielmin, os secretários: Aristides Costas (Educação), Cássia Freitas (Geral), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), inês Casartelli (Saúde), João Timótheo (Secultur), José Dias Junior (Administração), Marcelo Freitas (Seagropic), Paulo Henriques (Obras), Nilvo Torres (adjunto Planejamento e Meio Ambiente), Zoé Silveira (Assistência Social) e o procurador Geral do Município, Luiz Pinto.

 

Publicado em 09/07 19:58
Últimas notícias
 Assistência Social entrega kits de material escolar arrecadado em Campanha
 Homenagens, palestra internacional e coral marcam início do ano letivo
 Equipe da Seduc vistoria linha
 Obras pretende recuperar mais de 300km de estradas nos próximos dias
 Abertura da Colheita da Uva será no próximo mês
 Consorcio e Prefeitura discutem turismo e resíduos sólidos
 Moradores do interior lutam para manter escola estadual aberta
 Empresa caçapavana vence licitação de Carnaval 2019
 Prefeitura convoca Táxis para vistorias
 Obras sinaliza pontos da cidade com faixas e placas