Notícias
Caçapava dá início a “Jardim da Geodiversidade - Professor Maurício Ribeiro”


 

O prefeito Giovani Amestoy se reuniu nesta segunda-feira (11) com o Secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Erni Santos Rocha, que estava acompanhado do Professor e Geólogo Vinícius Matté, e o Secretário de Obras, Paulo Henriques, para discutir o Projeto do Jardim da Geodiversidade - Professor Maurício Ribeiro.


O Projeto da Unipampa (Campus Caçapava do Sul), Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas, que está sendo desenvolvido no campus Caçapavano, trata-se de mais uma atração turística e educativa das Universidades e que terá a parceria do Município.


O“Jardim da Geodiversidade”, que ficará na entrada da Unipampa, é projetado com caminhos sinuosos/orgânicos em torno de algumas ilhas em que se encontrarão fragmentos da Geodiversidade de Caçapava do Sul (amostras de rochas de grande volume, em torno de 1 a 3 m) e painéis explicativos.


Além do caminho principal haverá outro caminho secundário, que proporcionará uma vista para todo o conjunto de amostras de rochas, com o prédio da Unipampa ao fundo. No centro, estarão dispostas algumas amostras sem a demarcação de ilhas, deixando um traçado natural. Todas as amostras de rochas estarão dispostas em ordem geocronológica para a transição e visualização de forma didática do tempo geológico.


O recurso usado para desenvolver o Jardim foi concedido pela FAPERGS por meio do edital 03/2016 PROCOREDES XIII, após votação na Consulta Popular. O projeto consiste na interpretação do patrimônio natural do território em 7 municípios da região da Campanha Gaúcha, incluindo Caçapava do Sul, com o objetivo de introduzir a ideia do geoturismo como motor para o desenvolvimento local.


 

Publicado em 11/03 13:38
Últimas notícias
 MAIS DE 1.500 QUILÔMETROS DE ESTRADAS RECUPERADAS APÓS AS FORTES CHUVAS DE JANEIRO
 ECOTIRES APRESENTA RELATÓRIO DE COLETA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM CAÇAPAVA DO SUL
 PREFEITURA RECEBE ORÇAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DA COLÔNIA DO SANTA BÁRBARA-BOQUEIRÃO
 OBRAS VISTORIA PONTE NO SEIVAL
 CMD abre inscrições para campeonatos de Futsal
 Seagropic estuda criar Programa de Controle de Brucelose e Tuberculose Bovina
 Lima e Silva: mais uma vez prefeito cobra que Estado cumpra convênio para finalizar a Obra
 Reunião no Gabinete discute a Traumatologia em Caçapava do Sul
 1ª Festa da Uva de Caçapava do Sul foi sucesso
 Obras aproveitou tempo seco para recuperar diversas estradas do interior