Notícias
Prefeito recebe responsáveis pelo Censo Demográfico do IBGE


 

Os responsáveis pelo Censo Demográfico no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram nesta terça-feira (17) com o Prefeito Giovani Amestoy, chefe de Gabinete Higor Casanova, coordenador de imprensa William Brasil e diretor da Emater, Gustavo Lima para tratar do Censo 2020 e apresentar números e delimitações do município.

 

 

Laiane Lopes explicou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

 

Na reunião, eles discutiram ainda as últimas estatísticas do censo realizada em 2010 das zonas urbanas e rurais do município, bem como perímetro Urbano, Centro e Bairros e suas delimitações.

 

De acordos com os censitários, a próxima pesquisa para recolhimento do Censo deve ocorrer no início de 2020 e pediu apoio da população para que dados sejam o mais fiel possível da realidade de Caçapava do Sul:


“Baseado no nosso plano diretor do instituto, no mapa fornecido pelo Estado e no diálogo com as Secretarias da Prefeitura nós mapeamos às áreas que receberão nossos pesquisadores para colherem os dados da amostra que definirá os dados de Caçapava”, informou.


O IBGE deverá contratar temporariamente, via edital do site do Instituto, 1 coordenador censitário de área para os municípios de Caçapava, Lavras e Santana; 6 agentes censitários supervisores  e 35 recenseadores. A previsão é que as contratações iniciem em janeiro de 2020. A previsão é de que as pesquisas em Caçapava e região ocorram de julho a outubro de 2020.


Vinculado ao Ministério da Economia, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem (saúde, alimentação, renda, entre outros). Dados sobre registros civil, certidão de casamento, nascimento, óbito, também são usados pelo Instituto de Pesquisa.

 

Censo 2010 e dados atuais

 

De acordo com os dados apresentados pelo IBGE do último Censo, Caçapava do Sul tinha 33.690 moradores em 2010, sendo 25.410 na área urbana e 8.280 na área rural. Ainda de acordo com o censo, nas estatísticas de registro civil, feito anualmente, em 2017 nasceram 372 crianças e morreram 345 pessoas, no total.

 

No próximo Censo, Comunidades Quilombolas como Picada da Vassoura, Rincão dos Farias e Cerro Vermelho, além de área indígena (Irapuá) farão parte das pesquisas e estatísticas.

 

Por fim, eles informaram sobre o Censo Agropecuária de Caçapava do Sul, das mostras recolhidas em 2016e que deve ser divulgado em outubro deste ano. A previsão é que se confirme no município os 23 mil hectares de plantação de soja, adiantou os responsáveis pelo Censo.

 

 

 

 

Publicado em 18/09 13:38
Últimas notícias
 Prefeitura doa terreno para a APAE
 Praça do Bairro Pinheiro começa a ser revitalizada
 Desfile Cívico de sábado (19) abre as comemorações da Semana do Município
 Igreja Quadrangular e Prefeitura fecham parceria no Outubro Rosa para realização de mamografias
 Modernização: Prefeitura dá início a licitação para asfaltar as ruas e avenidas centrais
 Número de abigeatos e roubos de animais reduziram mais de 50% nos últimos 4 anos em Caçapava
 Grupo de Apoio a BM solicita repasse da sobra do orçamento anual da Câmara
 Concurso “Escolha Municipal do Mais Belo Negro e Negra de Caçapava do Sul”
 Guritas, Passo do Umbu e Guarda Velha recebem equipe de obras
 Prefeitura promove festa do Dia das Crianças para EMEIs em parceria público-privado