Notícias
Município estuda decretar emergência por estiagem no Interior


Município estuda decretar emergência por estiagem no Interior

Caçapava do Sul estuda decretar situação de emergência na área rural devido à estiagem que afeta o município neste verão a exemplo do que vem ocorrendo em dezenas cidades do Estado do Rio Grande do Sul.

A falta de água para consumo humano e de animais no interior do município, além de abastecimento para a produção nas lavouras, está afetando também o plantio das culturas de soja, milho, feijão, frutas, verduras e legumes, além do prejuízo na pecuária na criação de gado de corte e leite.

Nesta semana, a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio se reuniu com o vice-Prefeito Luiz Guglielmin (prefeito em Exercício) para informar que a Secretaria está levando água até as associações rurais no interior através de caminhão-pipa, mas que precisa de auxílio para poder atender a demanda, que é grande. Segundo a Seagropic, localidades como Rincão dos Paz, Alto da Meia Légua, Picada Grande, Segredo, Rincão dos Farias, Coxilha São José, Progresso e Rincão dos Niza pediram ajuda e estão recebendo auxílio da Prefeitura.

Em 2018 o município de Caçapava do Sul também sofreu com a estiagem, a exemplo de outros mais de 20 municípios que decretaram situação de emergência. De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura, Emater e Cotrisul, na ocasião, os prejuízos ultrapassaram R$ 28 milhões, sendo que a produção de grãos caiu de 69 mil toneladas em 2017 para 34,5 em 2018.

Nesta quinta, dia 16, nova reunião ocorrerá na Prefeitura com Emater, Cotrisul e associações rurais para novo levantamento sobre a estiagem.

Publicado em 15/01 12:34
Últimas notícias
 Prefeito assina Edital que lança Concurso Público. Inscrições iniciam hoje
 Construção de passeios públicos na região sul da cidade
 Prefeitura recebe uma ambulância Zero KM
 Colônia do Santa Bárbara recebe nova ponte
 Escola Augusto Vitor Costa recebe emenda parlamentar de R$150 mil
 Blindado doado pelo Exército para Homenagear Caçapavanos que estiveram na II Guerra, chegou em Caçapava com Patrocinio da Fida
 Publicado Edital de homologação de contratação temporária de professores de Inglês e Técnicas Agrícolas
 Caçapava do Sul registra aumento nas contratações com carteira assinada em 2019
 Empresa quer construir 145 casas populares em Caçapava do Sul
 Caçapava atende quase 2500 usuários em Oncologia