Notícias
Situação de Emergência: Caçapava do Sul ainda avalia os impactos


Um encontro realizado na prefeitura de Caçapava do Sul na manhã desta quinta-feira, 16, reuniu o prefeito em exercício, Luiz Guglielmin e a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes, com integrantes de entidades ligadas à atividades agropecuárias de Caçapava do Sul, entre eles Cotrisul, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defesa Civil e Emater.

Na ocasião os presentes relataram informações específicas de várias localidades do interior do município que serão usadas pelo Executivo para avaliar a possibilidade da decretação de situação de emergência. Conforme as informações apresentadas, os problemas são sazonais e desta forma a composição de um relatório preciso se faz necessário.

Há perdas expressivas em algumas culturas como o milho e soja, a qual possui lavouras que ainda estão sendo plantadas. Já a lavoura de arroz não apresenta problemas relatados, assim como na pecuária. Na cultura de soja, algumas lavouras tiverem problemas de estiagem iniciados desde o plantio e isso já pode acarretar uma quebra de até 20% no rendimento. O entendimento ainda é divergente, pois, se por um lado já há perdas contabilizadas, por outro lado a decretação de situação de emergência pode levar a um aumento no custeio do seguro agrícola na hora da renovação.

Para que haja a decretação da situação de emergência há necessidade de documentação comprobatória dos danos humanos, financeiros e ambientais e, desta forma e, para que se tenha um levantamento preciso, principalmente em razão da ocorrência das últimas chuvas, o grupo de trabalho deve se reunir na próxima semana para compilar os dados que serão apresentados pelas entidades reunidas.

O prefeito Luiz Guglielmin finalizou a reunião enfatizando que o Executivo de Caçapava do Sul está à disposição das entidades e trabalhando para buscar soluções a fim de diminuir os efeitos da estiagem aos cidadãos caçapavanos.

Publicado em 16/01 13:00
Últimas notícias
 Prefeito assina Edital que lança Concurso Público. Inscrições iniciam hoje
 Construção de passeios públicos na região sul da cidade
 Prefeitura recebe uma ambulância Zero KM
 Colônia do Santa Bárbara recebe nova ponte
 Escola Augusto Vitor Costa recebe emenda parlamentar de R$150 mil
 Blindado doado pelo Exército para Homenagear Caçapavanos que estiveram na II Guerra, chegou em Caçapava com Patrocinio da Fida
 Publicado Edital de homologação de contratação temporária de professores de Inglês e Técnicas Agrícolas
 Caçapava do Sul registra aumento nas contratações com carteira assinada em 2019
 Empresa quer construir 145 casas populares em Caçapava do Sul
 Caçapava atende quase 2500 usuários em Oncologia