Cidade | Caçapava do Sul

Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Caçapava do Sul é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de cobre, cal e caulim.

Em sua configuração topográfica observam-se campos e serras imponentes, com terras escuras e solo silicioso, prestando-se de maneira admirável à criação de gado e à agricultura.

O município de Caçapava do Sul tem como base de sua economia o setor primário na pecuária, agricultura, indústria e mineração, que é responsável pela produção de mais de 85% do calcário do Estado do Rio Grande do Sul.

A Gastronomia é rica e forte, à base de carnes bovina e ovina, com influência portuguesa, espanhola, africana e indígena.

A produção cultural e artista também é referência no município. A Casa do Poeta “Clara Haag Kipper” promove concursos literários e já lançou três edições do Prêmio Literário Legislativo Caçapavano, instituído no município pela Lei nº2567/2010.

Mais sobre o Município

- Segunda Capital Farroupilha. - Capital Gaúcha do Montanhismo. - Recordes em voo livre na Rampa do Cerro da Angélica. - Maior Produtor Estadual de Calcário Agrícola. - Guaritas: Uma das sete maravilhas do RS. - Único Forte Militar existente no sul do Brasil (Forte Dom Pedro II).

- Cenário dos filmes “Anahy de Las Missiones” (1997) - De Sérgio Silva; “Valsa para Bruno Stein” (2007) – De Paulo Nascimento.

- O Tradicionalismo é cultuado por seis Centros Tradicionalista Gaúcho (CTGs) e realiza uma das maiores festas tradicionalistas no Estado que é a Semana Farroupilha, a qual encerra em 20 de setembro.

- Sede do Rodeio Crioulo Estadual e Mostra Cultural Gaúcha Regional, sempre no início de janeiro.
- UFO Turismo: Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava do Sul (GPUC).
- Encontro Caçapavano de Aeromodelismo: ENCAER é organizado pela União Caçapavana de Aeromodelismo (UCA).

Cidade